Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/valeprag/www/blog/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Blog da Valeprag
Central de Atendimento |  [12] 3322-8253

A vida é feita de bons momentos: controle de carrapatos

Postado por Valeprag em 02/09/2018

Esta semana vamos conversar sobre a importância do controle de carrapatos em meio urbano.

Em São José dos Campos/SP, foi noticiada a morte de quatro adultos por febre maculosa esta semana em contaminação no Parque da Cidade.

Esta fatalidade tem trazido uma enxurrada de consultas aos biólogos da VALEPRAG e aumentou a demanda de nossos serviços de controle de carrapatos.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, o Amblyomma cajennense, encontrado em cavalos, bois, coelhos e capivaras, mas também em animais domésticos como cães, roedores e aves.

Apesar de grave a situação, devemos considerar que o parque possui um grande número de capivaras, que são os hospedeiros da bactéria Rickettsia rickettsii.

Por isso, o carrapato estrela é o vetor que transmite a bactéria do hospedeiro para o homem.

Isto significa que a febre maculosa possui um ciclo heteroxeno, ou seja, precisa de dois hospedeiros para completar seu ciclo.

Imagem de piquenique em familia

A doença, que também é chamada de febre do carrapato, é infecciosa aguda causada pela bactéria Rickettsia e que é transmitida pela picada do carrapato que a carrega nas glândulas salivares.

O carrapato transmite a doença em contato com a pele humana através da saliva.

Desta forma, não é todo carrapato que transmite a doença, nem mesmo todo carrapato estrela, mas somente aqueles que tiveram contato com animais contaminados, como é o caso das capivaras do parque da cidade.

Ainda assim, para que a transmissão da febre maculosa ocorra são necessárias pelo menos quatro horas de fixação do carrapato no hospedeiro.

A transmissão é bem mais comum quando o carrapato se encontra nos estágios de larva ou ninfa, pois o adulto tem picada dolorosa, de modo que é rapidamente percebido e removido.

Por estes motivos, é importante que seja feito uma vistoria nas roupas e na pele depois de estar na presença de possíveis hospedeiros.

Os animais domésticos como cães e gatos, devem ser tratados pelo veterinário.

E, caso queira tomar um cuidado a mais, é recomendável fazer um controle ambiental contra carrapatos com a VALEPRAG.

Temos um serviço específico para o controle da praga, em que combatemos adultos, larvas e ovos, a fim de proteger você e sua família da febre maculosa.

Ligue para a gente.

Afinal, a vida é feita de bons momentos e não queremos que você os perca por casa de um carrapato.

Compartilhe:

whatsapp