Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/valeprag/www/blog/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Blog da Valeprag
Central de Atendimento |  [12] 3322-8253

Programa de treinamento no combate de cupins

Postado por Valeprag em 15/09/2018

Os cupins, também chamados de termitas, formigas brancas, siriris ou aleluias, representam um grande risco para residências e prédios em todo o mundo. Ele é considerado uma das pragas que mais causam prejuízos para o ser humano, infelizmente este é um problema que pode acontecer em qualquer lugar.

Ver seus móveis se depreciarem e virarem pó: esta é a principal consequência de uma infestação de cupins em sua casa, condomínio ou empresa. Sejam os do tipo subterrâneo ou de madeira seca, estes insetos causam grande prejuízo — os primeiros atravessam paredes de tijolos, blocos ou concreto, atingindo grandes distâncias e alturas, com grande poder de disseminação. Já os de madeira seca, consomem os móveis e outros utensílios de madeira com grande voracidade e rapidez. Como fazem isto do interior para o exterior, os seus danos só são normalmente notados quando já é tarde demais.

​Cupim subterrâneo (cupim de terra, cupim de solo):

Os cupins de solo são os mais agressivos e complicados de se lidar dentro da zona urbana, eles vivem em colônias subterrâneas, capazes de alcançar alimentos acima do nível do solo através da construção de túneis;

Seus ninhos são cartonados e volumosos. Normalmente são construídos no solo ou em locais ocultos e úmidos tais como em porões, caixões perdidos, vãos estruturais, frestas em construções, laje dupla, vão de escadas, etc.

Este cupim não necessita de contato com o solo para se desenvolver, desde que tenha contato com água, com materiais que simulem o solo e, logicamente, madeira ou material celulósico.

Diferentemente dos cupins de madeira seca, os cupins de solo, quando chegam a uma peça de madeira, causam estragos rapidamente, porquê as colônias são numerosas. Se não forem controlados a tempo, podem causar estragos irreparáveis às estruturas e peças de madeira, e aos móveis, restando ao proprietário do imóvel apenas a troca dos materiais atacados. Se o madeiramento for estrutural, o prejuízo é maior ainda.

Portanto, não é difícil entender quais são os riscos estruturais trazidos pelos cupins.

​Como sempre, evitar as pragas é sempre melhor do que remediar a situação. Claro que não é nada fácil evitar um inseto como o cupim, afinal ele destrói tudo o que é composto de celulose, por isso é bom prevenir e evitar problemas materiais posteriores, com uma barreira química pré-construção.

Controle de cupins através de barreira química:

​A barreira química é um tipo de tratamento de solo que visa criar uma barreira no perímetro externo da construção. Está barreira evita que os cupins subterrâneos consigam acesso para dentro do prédio, controlando assim a praga.

Este tipo de tratamento é altamente eficaz, mas não deve nunca ser realizado por pessoas sem preparo ou sem a devida autorização para este tipo de trabalho. Não é à toa que apenas empresas especializadas como nós, da VALEPRAG, podem comprar os produtos para este tipo controle.

Os grandes problemas no controle de cupins subterrâneos são: restos de madeiras de obras, caixão perdido, ninhos em vãos entre paredes ou entre andares, conduítes e rede hidráulica. Identificando a presença desses pontos de fragilidade, o tratamento consiste em atuação nesses locais.

Ilustração

 

Tratamento de combate a infestação de cupins:

​Se os cupins já se alojaram no seu imóvel, é necessário o tratamento através de barreira química pós-construção e mais algumas medidas de controle, como;

​Tratar a rede elétrica também, pois caracteriza-se como via de acesso dos cupins à edificação. Dutos, conduítes elétricos e telefônicos devem estar protegidos pela aplicação de um inseticida em pó, que não representa nenhum tipo de risco para o circuito elétrico.

Para a proteção do madeiramento fixo existente na área da residência (rodapés, batentes, guarnições, telhado e piso de madeira), brocas de 4 mm fazem furos nas junções, pelas quais se injeta uma solução inseticida. O mesmo procedimento deve ser feito entre os azulejos, as sancas de gesso e os forros das áreas comuns. Injeções de inseticida devem ser aplicadas também entre os vãos das lajes do andar térreo, por aberturas no revestimento do teto, de acordo com a necessidade levantada pelo técnico.

Tratamento preventivo:

​É possível tentar evitar o aparecimento das pragas seguindo algumas medidas durante a construção:

  • Tratar o solo antes de concluir a construção (barreira química pré-construção);
  • Cobrir frestas nas paredes;
  • Não acumular entulhos no quintal (principalmente quando houver madeira em meio ao entulho);
  • Evitar que raízes e outros materiais orgânicos fiquem por baixo da estrutura;
  • Evitar deixar tocos de árvores ou raízes após a corta e poda. Este tipo de material, quando seca, vira uma excelente fonte de comida para cupins e com certeza vai atrair os insetos para próximo da sua residência.

Cupins de madeira seca:

​O cupim de madeira seca é uma espécie que apresenta colônias pequenas, normalmente restritas à peça atacada, apresentando sinais externos de ataque bastante discretos;

Um dos sinais mais comuns da presença dos cupins de madeira seca são as fezes, que são pequenas bolinhas normalmente da cor da madeira, que são eliminadas das câmaras especialmente construídas para esse fim. As fezes se acumulam logo abaixo dos orifícios de eliminação, junto a peça atacada. Este é o mais típico sinal de infestação por cupins de madeira seca.

O tratamento para esses cupins consiste em pincelamento/pulverização da peça afetada e injeção de calda cupinicida diretamente nos orifícios feitos por eles, e se necessário através de pequenos furos feitos manualmente com brocas de pequeno diâmetro (4 mm).

Nossa metodologia para descupinização:

A VALEPRAG possui técnicas e equipe preparada para lidar com estas pragas, com procedimentos de descupinização realizados em madeiras e estruturas, feito com aplicação de injeções e pulverização de inseticida líquido. Também através da imersão e pincelamento de peças de menor tamanho, a equipe da VALEPRAG realiza a total eliminação dos cupins antes que os mesmos atuem por completo e destrua seus bens.

É preciso contar com uma empresa especializada para localizar as colônias de cupins, procedendo com a aplicação correta através das galerias construídas por estes. Conte com nossa equipe, 24 horas, para livrá-lo da presença destruidora destas pragas.

Nossos serviços de descupinização tem garantia estendida.

Solicite um orçamento para acabar com os cupins, afastar os cupins da sua casa é proteger-se contra uma praga que causa prejuízos terríveis para as pessoas.

Compartilhe:

whatsapp