Central de Atendimento |  [12] 3322-8253
Imagem Serviço

Aranhas e escorpiões

Algumas aranhas e escorpiões são animais peçonhentos, ou seja, possuem glândulas que produzem e secretam veneno que são tóxicos para os seres humanos causando muita dor e podendo ser fatal para crianças, idosos ou pessoas com baixa imunidade. Por isso o controle desses animais deve ser feito com cautela, sendo altamente recomendável o uso de produtos não desalojantes como os utilizados pela VALEPRAG.

Aranhas

Foto aranha

As aranhas (classe Aracnida) habitam praticamente todas as regiões do planeta e possuem grande importância ecológica, pois são predadoras capazes de regular a população de outros insetos que poderiam se tornar pragas, tais como carrapatos, escorpiões e ácaros.

Distinguem-se dos insetos por não possuírem asas e antenas, por apresentarem quatro pares de pernas e por terem o corpo dividido em cefalotórax e abdômen ou seja, dois segmentos. As aranhas têm um par de pedipalpos e um par de quelíceras.

Os pedipalpos são utilizados para manipular alimentos, mas em várias espécies, encontram-se modicados em órgãos copuladores.Nas quelíceras, estão os ferrões para inoculação do veneno que é utilizado na captura de presas e como defesa.

Muitas aranhas têm hábitos domiciliares e peridomiciliares, o que favorece a ocorrência de acidentes, porém poucas espécies podem causar acidentes com envenenamento humano importante.

Principais espécies: caranguejeira, tarântula (Pamphobeteus sorocabae, P. platiomma, P. roseus, Acanthoscurria atrox, A. chiracantha); aranha marrom (Loxoceles sp.); aranha armadeira (Phoneutria keyserlingi, P. nigriventer, P. bolivensis, P. reidyi, P. bahiensis, P. fera).

Recomendamos algumas medidas preventivas, tais como manter limpos os jardins, fechar portas e janelas da residência ao entardecer, manter fechados armários e gavetas, examinar roupas e calçados antes de usá-los, observar a presença de aranhas em objetos e móveis que tenham sido guardados por períodos prolongados em ambientes escuros.

A VALEPRAG realiza o controle de aranhas deixando os ambientes domiciliar e peridomiciliar livres desses animais, sem comprometer a ecologia do entorno. Ligue para a gente para uma avaliação por nossos biólogos.

Escorpiões

Foto escorpião

Os escorpiões, assim como as aranhas, também são da classe Aracnida e são animais terrestres de hábitos noturnos. Durante o dia abrigam-se em locais escuros e protegidos como troncos de árvores, pedras, lajes, porões, túmulos e locais úmidos em geral.

Penetram nas edificações em busca de esconderijos e alimento, sendo predadores ativos e suas principais presas são as baratas, cupins, grilos e aranhas de pequeno porte.

Os escorpiões possuem ferrão venenoso para a captura de presas e para sua própria defesa, por isso, são chamados de animais peçonhentos. A ferroada é muito dolorosa e causa muitos transtornos ao organismo humano, havendo registros de acidentes fatais.

Existem duas espécies de escorpiões sinantrópicas, ou seja, aqueles que vivem junto ao homem: o Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião marrom).

O escorpião amarelo é o que apresenta maior risco para a saúde pública na região Sudeste Brasileiro, por ser mais abundante e por ter o veneno mais potente. Outra característica que favorece o seu sucesso nos ambientes urbanos é reprodução assexuada chamada de partenogênese, onde a fêmea se reproduz sem a presença do macho.

A VALEPRAG utiliza produtos de alta tecnologia para controle de escorpiões, com poder residual e elevada taxa de mortalidade das pragas. Não possui cheiro, não é corrosivo e pode ser utilizado em diversas instalações, agindo na redução na atividade nervosa, deixando o animal com seu metabolismo reduzido. Desta forma, ele não tende a ferroar como forma de defesa e morre após contato com os princípios ativos.

Entretanto, os produtos escorpiônicos são de uso estritamente profissional e somente devem ser utilizados por empresas de controle de pragas ou pelo Centro de Controle de Zoonoses, não podendo ser utilizado pela população em geral em razão dos riscos que apresenta e da dificuldade de manejo.

Muito importante, quando se trata de combate aos escorpiões, não utilizar produtos desalojantes, pois se os animais estiverem irritados, a chance de acidentes aumenta muito.

Para se proteger dos escorpiões, ligue para a VALEPRAG. Aqui seu bem-estar está em primeiro lugar.

Gostaria de mais informações sobre controle de pragas, desentupimento ou limpeza de reservatórios de água ?

Nossa equipe esta pronta para atendê-lo




Ex: (12)9999-9999

whatsapp