Central de Atendimento |  [12] 3322-8253
Imagem Serviço

Desratização

Desratização é o controle de ratos, ratazanas e camundongos que pode estar infestando ou acessando sua casa ou residência durante a noite. Habitam forros, esgotos e o interior de casas ou empresas e colocam em risco a saúde das pessoas. Como são mamíferos como os humanos, a VALEPRAG utiliza produtos que produzem efeitos retardados, mas de grande eficácia, além disso, em ambientes acessados por crianças e animais domésticos são utilizados produtos não tóxicos para o controle eficiente desses animais.

Roedores são mamíferos onívoros, ou seja, comem de tudo, sendo que também devoram caixas, fios elétricos e até mesmo madeira, tijolos e alumínio.

Possuem olfato extremamente aguçado e gestação muito rápida, dando origem a diversos descendentes que em muito pouco tempo e que rapidamente já se tornam independentes e capazes de originar novos ninhos, com capacidade de infestar rapidamente ambientes domésticos ou empresariais.

Temos três espécies de interesse e importância em ambientes urbanos, com característica sinantrópica (vivem junto ao ser humano), são elas:

  • A ratazana (Rattus norvegicus ).
  • O camundongo (Mus musculus ).
  • O rato-preto ou rato de telhado (Rattus rattus ).
Foto rato

Roedores representam um sério problema para a saúde pública, pois os ratos integram a cadeia epidemiológica com capacidade para a transmissão de, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 200 doenças, dentre elas:

Leptospirose: é causada por bactérias do gênero Leptospira que permanecem alojadas nos rins dos roedores e a doença é transmitida quando o homem tem contato com a urina dos ratos quando as bactérias penetram pelas mucosas ou através de machucados existentes na pele. Nas épocas de enchentes, os casos de leptospiroses aumentam e o tratamento é feito com antibióticos, mas se a doença não for descoberta a tempo, pode levar à morte.

Peste bubônica ou peste negra: é uma doença pulmonar ou septicêmica, infectocontagiosa, provocada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida ao homem pela pulga através do rato-preto. A pandemia mais conhecida da doença ocorreu no fim da Idade Média, ficando conhecida como peste negra, quando dizimou 1/3 da população europeia em 1347. O tratamento é feito com antibióticos, mas se a doença não for descoberta a tempo, pode levar à morte.

Tifo murino ou febre murina: O tifo murino endêmico é transmitido pela pulga Xenopsylla cheopis ou por piolhos ou ácaros contaminados com a bactéria gram-negativa cocobacilar Rickettsia typhi. Frequentemente essa pulga é encontrada nos ratos, principalmente nos ratos de telhado, e também em outros pequenos mamíferos. O tratamento é feito com antibióticos, mas se a doença não for descoberta a tempo, pode levar à morte.

Febre da mordida do rato: A doença é transmitida pela mordida do roedor, quando ele está infectado. Também é passada através da ingestão de alimentos infectados pela saliva do roedor. Causa febre, vômitos e dores musculares. Pode evoluir para pneumonia e até infartos. O tratamento é feito com antibióticos, como a penicilina.

Hantavirose: as excreções dos roedores são aerolizadas e entram nos pulmões junto com o pó impregnado por hantavírus, por isso a hantavirose é transmitida pela poeira existente em forros contaminados por fezes e urina de ratos de telhado. Não há tratamento específico para a doença, sendo que o tratamento é sintomático sobre as infecções pulmonares causadas. A doença NÃO é transmitida por roedores domésticos como hamsters, coelhos ou porquinhos-da-índia.

Outras doenças como raiva, sarna, salmonelose, nefrite epidêmica, micose, febre hemorrágica também são transmitidas por esses mamíferos.

A VALEPRAG utiliza diversas técnicas e equipamentos para combater os roedores, protegendo você e sua família das doenças que eles transmitem. O controle é necessário e somente profissionais qualificados podem realizar esse tipo de trabalho, pois envolve segurança e saúde.

A visita técnica é fundamental para avaliar o local, pois é importante analisar a infestação e traçar a metodologia correta a ser aplicada, que varia de caso a caso. Contamos com Biólogos e Controladores Técnicos de Pragas Urbanas experientes no manejo desta praga.

Ligue para a VALEPRAG, aqui seu bem-estar está em primeiro lugar.

Gostaria de mais informações sobre controle de pragas, desentupimento ou limpeza de reservatórios de água ?

Nossa equipe esta pronta para atendê-lo




Ex: (12)9999-9999

whatsapp