Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/valeprag/www/blog/wp-content/plugins/googleanalytics/googleanalytics.php on line 41
Blog da Valeprag
Central de Atendimento |  [12] 3322-8253

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS – MIP

Postado por Valeprag em 16/09/2018

A partir da década de 1960, o manejo integrado de pragas é considerado pela FAO como sendo a melhor estratégia para o controle de pragas na área agrícola, isto porque os métodos utilizados pelo MIP são mais ecológicos e menos agressivos ao meio ambiente. No Brasil, desde meados da década de 1995 este método também tem sido aplicado com excelentes resultados no controle da fauna sinantrópica nociva também em área urbana. A aplicação do manejo integrado objetiva obter resultados positivos no controle das mais diversas espécies de vetores e pragas presentes em ambiente urbano, sem colocar em risco a saúde das pessoas. Devemos evitar processos de intoxicações, contaminação do meio ambiente e perda de biodiversidade pelo emprego indiscriminado de agentes químicos. Para que um programa de manejo integrado de pragas seja efetivo deverá ter um mínimo de etapas a serem adotadas.

Etapas do Manejo Integrado de Pragas

Segundo o Biólogo Sérgio Bocalini, especialista em entomologia urbana, estas etapas são: 1) Diagnóstico: etapa que procura entender a relação existente entre o vetor ou praga alvo presente e o meio ambiente. Busca-se identificar espécimes presentes e através do conhecimentos da espécie entender sua biologia e comportamento para que possamos agir com objetividade. 2) Planejamento: Etapa em que ocorre o planejamento das medidas e ações que serão adotadas para o efetivo controle dos vetores e pragas presentes. A escolha da melhor forma de controle deverá ser pautada em itens de segurança para a saúde dos aplicadores e usuários dos espaços que serão tratados, evitando processos de contaminações que possam levar a acidentes e perda da biodiversidade de espécies nativas presentes, além de fatores econômicos que tornem as ações executáveis. Na fase de planejamento também deve estar prevista a criação de indicadores de acompanhamento, discussão e implantação de um programa de manejo de resistência, evitando a seleção de indivíduos resistentes aos produtos químicos que serão empregados. 3) Execução: a execução deve ter como foco a escolha de medidas preventivas e/ou corretivas de controle com base em estratégias físicas, mecânicas, biológicas, químicas e educacionais.

Estratégias e ações do Manejo Integrado de Pragas

Na fase de execução, estratégias e ações pertinentes ao MIP que devem ser adotadas Segundo Bocalini, devemos nos vales de estratégias para que o manejo integrado possa ser implantado e tenha êxito no controle de pragas urbanas. Física: intervenção no meio em que vetores e pragas sinantrópicas estão presentes. Eliminação da presença de alimento, abrigo, acesso e água, que são componentes vitais para a instalação e manutenção de um processo de infestação; Mecânica: tem como objetivo retirar os animais que se encontram presentes no ambiente através da adoção de armadilhas de captura colocadas nos locais em que estão instaladas ou utilize como ponto de passagem para que a captura seja mais eficiente; Biológica: Consiste na utilização de recursos biológicos direcionados para o controle de determinada praga alvo. Deve ser observada a especificidadedo agente biológico em relação à praga que se deseja controlar. Química: Tem como referência a utilização de saneantes desinfestantes devidamente registrados na ANVISA e direcionados para a praga alvo. O conhecimento dos mais variados grupos químicos, princípios ativos, formulações e escolha da melhor tecnologia de aplicação é condição fundamental para que o melhor resultado seja atingido sem comprometer a saúde das pessoas e o meio ambiente, porque somente conhecendo a aplicação dos produtos poderemos alcançar os melhores resultados. Educacional: Baseada em ações de educação ambiental direcionadas para os colaboradores ou usuários dos espaços a serem tratados levando informações sobre os vetores e pragas sinantrópicas presentes e as ações que estão sendo praticadas, para que haja uma sensibilização e todos se tornem partes integrantes do processo de controle, porque não há como realizar um controle adequado sem a participação ativa das pessoas envolvidas. 4) Monitoramento: tem como foco buscar dados referentes à efetividade das estratégias adotadas para o controle e pode ser realizado através da implantação de pontos de monitoramento, busca ativa e/ou ser feito através de amostragens quantitativas e qualitativas fornecidas por pessoa envolvida direta ou indiretamente no processo por meio de registro de ocorrências, como por exemplo avistamentos ou capturas. 5) Avaliação dos resultados: diante dos dados obtidos no monitoramento, deve-se realizar uma analise e, com base nos indicadores pré-estabelecidos podemos avaliar se as ações de controle estão sendo efetivas ou não e, se necessário, realizar as correções e adequações pertinentes para garantir o sucesso no controle de vetores e pragas sinantrópicas. Todo programa de manejo integrado de pragas, bem como qualquer ação destinada ao controle de vetores e pragas sinantrópicas, somente pode ser realizado mediante a observação das exigências legais para o desempenho da atividade, porque somente quem atua dentro das normas, consegue os resultados desejados.

Responsabilidade Técnica

O biólogo é o profissional legalmente habilitado para assumir a responsabilidade técnica por empresas especializadas no controle de vetores e pragas urbanas, e deve mostrar amplo conhecimento na atividade para garantir segurança e efetividade nos processo de controle. A atualização contínua deve ser praticada pelo profissional, isto porque novos conceitos e tecnologias que surgem a todo momento e devem ser absorvidos de maneira rápida e efetiva, contribuindo para uma melhor prestação dos serviços. A VALEPRAG é uma empresa que tem como responsável técnico o Biólogo Pedro de Vasconcelos, inscrito no CRBio sob o número 109.414/01-D e que está sempre a disposição para orientações e apresentação de estratégias que irão tornar efetivo o controle de pragas na sua empresa porque você merece o melhor atendimento. Ligue para a gente, para agendar sua visita técnica. Ligue para a VALEPRAG, estamos prontos para atendê-lo na sua residência ou empresa em Taubaté e em todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte. Confira também nossos serviços de dedetização de baratas, desratização, descupinização e dedetização de escorpiões. Também temos serviços de desentupimento de pia, desentupimento de esgoto, desentupimento de fossa e desentupimento de vaso. Atuamos em todo o Vale do Paraíba, mas especialmente em São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Taubaté. Ligue e confira nossos serviços.

Nossos biólogos são especialistas em controle de baratas, aranhas, cupins, escorpiões, formigas. Não perca tempo, faça uma dedetização eficiente em Taubaté.

Ligue para a gente para fazer a sua dedetização em SJC no telefone (12) 3322-8253. Ligue já. Atendimento Imediato. Conheça todos os serviços da VALEPRAG: dedetização, desentupimento, sanitização e limpeza de caixa d’água. Clique Aqui.

Compartilhe:

whatsapp